sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Uma reflexão... uma recomendação.

Se o texto anterior serviu para recordar recomendações que vos já foram enviadas, digamos que, no dia de hoje, falta uma recomendação para completar o seu objectivo.

Assim sendo, para reflexão de todos os grupos, mas em particular das alunas que mais directamente têm comprometida a sua avaliação pela ausência quase absoluta de trabalho, deixo o seguinte, transcrito parcialmente, de um ofício-circular da tutela, mas que serve especialmente para o aviso que vos pretendo deixar:

«A Direcção Regional de Educação do Norte tem tomado conhecimento de situações praticadas por algumas escolas, públicas e privadas, quer quanto à forma de leccionar esta área curricular quer, sobretudo, quanto à forma de proceder à avaliação dos alunos, que não podem ser permitidas e que, por isso, espera-se que sejam rapidamente corrigidas. De entre essas práticas, apontamos:

- a Área de Projecto reduzida a mero trabalho de pesquisa individual, por vezes resultando em simples compilação de informação; - subtracção de 45´, ou mais, à sua carga horária, para atribuição ou distribuição por outras disciplinas; - avaliação da Área de Projecto através de cálculo da média aritmética da avaliação das demais disciplinas.

Convém, por isso, recordar que a Área de Projecto é uma área curricular não disciplinar que visa a mobilização e a integração de competências adquiridas nas diferentes disciplinas ao longo do percurso do ensino secundário; que se orienta para o desenvolvimento e aprofundamento de competências de trabalho autónomo e em equipa no âmbito da elaboração de trabalhos de iniciação à investigação; que recorre à aplicação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas do currículo; que privilegia a utilização de ferramentas simples de tratamento de dados, assim como a análise e interpretação qualitativa e quantitativa da informação e a monitorização de fenómenos físicos e/ou humanos.

A Área de Projecto constitui-se, assim, como um espaço de confluência de competências de saberes e de aprofundamento de conhecimentos ou de aquisição de competências contextualizadas em trabalho concreto. Pretende-se, assim, que esta área curricular seja um espaço e um tempo em que o aluno ou equipa de alunos, sob a supervisão e acompanhamento contínuo e sistemático do docente responsável, possa consolidar ou realizar aprendizagens, recorrendo à concepção, realização e avaliação de projectos, através da articulação de saberes de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos.»


Relembro, mais uma vez, da co-responsabilização assumida pelos vossos encarregados de educação aquando da tomada de conhecimento dos critérios de avaliação.

A recomendação que fica é:

Esperemos que o vosso trabalho siga o rumo esperado.


Continuação de um bom trabalho para todos aqueles cujo compromisso e mérito é já uma garantia,

A vossa professora.

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